Sobre o Portal

Começamos nossa história em 2013, ano no qual o Desenrola E Não Me Enrola surgia inicialmente como um blog, com postagens de reportagens que possuíam periodicidade semanal. A nossa linha editorial era focada em realizar uma cobertura jornalística sobre a cena cultural das periferias de São Paulo. 

O Blog se manteve nesse formato durante quatro anos, até se tornar um portal de notícias em 2017. Juntamente com a mudança de plataforma, vem a mudança de linha editorial, que agora se apresenta com um olhar não só para fazê-lo cultural nas periferias, mas também para a complexidade de morar, trabalhar, conviver e sobreviver nos territórios periféricos. 

Ao longo dos últimos 4 anos, o nossa expertise em produção jornalística tem sido reconhecida em vários prêmios nacionais e internacionais, consolidação de parcerias estratégicas e participação em eventos setoriais de jornalismo no Brasil.


Marcos Históricos

Em 2017, realizamos junto com a Rede Jornalistas das Periferias a primeira edição da Virada Comunicação, um evento que pautou a importância da produção jornalística para o debate sobre os rumos deste campo entre estudantes, profissionais, pesquisadores e organizações de apoio ao jornalismo.

Em 2018, nós participamos da primeira edição do projeto No Centro da Pauta, uma iniciativa em parceria com a Fundação Tide Setubal e coletivos de mídia da Rede Jornalistas das Periferias, para cobrir as eleições presidenciais nas periferias de São Paulo.

Em 2019, em parceria com o grupo de mídias periféricas Alma Preta, Periferia Em Movimento, Embarque No Direito e Preto Império, fomos reconhecidos pelo Google News Initiative como uma das 30 organizações que estão propondo soluções inovadoras para a Industria do Jornalismo na América Latina, com a conquista do prêmio Innovation Chaçlenges in Latin America.

Em maio de 2020, o Desenrola foi contemplado pela Artigo 19, uma das principais organizações no mundo que faz uma defesa da liberdade de expressão como um pilar essencial dos Direito Humanos, como um das iniciativas de comunicação que farão parte da Campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde, iniciativa que vai difundir e fomentar a produção de informação confiável nos territórios periféricos de todo o Brasil, como forma de combater a desinformação e a violação de direitos durante a pandemia de coronavírus no país.