Especial Séries e Especiais

Articulações territoriais engajam moradores na luta pelo saneamento básico

A partir de projetos, pesquisas e vivências comunitárias, articuladores propõem soluções para prevenção de enchentes, canalização de córregos e coleta de lixo para melhorias sanitárias nos territórios periféricos.

Ação de prevenção contra o coronavírus em São Mateus, na zona leste de São Paulo. (Foto: Anderson Costa)
REPORTAGEM Séries e Especiais

Direitos invisíveis: clínica de psicanálise democratiza acesso à saúde mental nas periferias

Quem cuida da saúde mental dos profissionais que se dedicam diariamente ao atendimento da população periférica em equipamentos públicos de saúde? Nesta reportagem, vamos conhecer a Clínica Periférica de Psicanálise, iniciativa que vem trabalhando para oferecer um espaço de escuta e acolhimento às pessoas que foram impactadas psicologicamente pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: além da covid-19, moradores de Sapopemba enfrentam pandemia de desigualdades

Na Fazenda da Juta, um dos bairros que fazem parte do distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, moradores afirmam que a chegada de habitantes cresce cada vez mais e o poder público não faz nada para organizar a moradia dos novos moradores do território. Antes e durante a pandemia de coronavírus, a organização comunitária de luta por moradia surge como um dos únicos instrumentos democráticos e participativos capaz de oferecer à população local uma orientação em relação ao desenvolvimento da vida no bairro. Confira a histórias de moradores que ilustram esse cenário na nova reportagem da série Cidade dos Direitos Invisíveis. 

REPORTAGEM Séries e Especiais

Direitos invisíveis: abastecimento de água continua irregular nas periferias de SP

126 dias após a divulgação oficial do primeiro óbito por covid-19, o novo coronavírus, ocorrido na cidade de São Paulo no dia 16 de março, toda noite de segunda-feira a domingo, a água vai embora e só retorna pela manhã na casa de muitos moradores de periferias e favelas. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: ações coletivas de prevenção à covid-19 orientam moradores das periferias

Iniciativas de comunicação nos distritos da Brasilândia, Parelheiros, São Mateus e João XXIII, atuam para garantir que a população das periferias e favelas nesses territórios tenha direito à informação. Por meio de ações de comunicação que traduzem os efeitos da pandemia, esses grupos estão investindo na orientação de famílias no portão das casas, na rua ou enviando áudios pelo WhatsApp com dicas e entrevistas sobre como prevenir o contágio de covid-19.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: mulheres chefes de família narram impacto de não pagar aluguel na pandemia

Na segunda reportagem da série 'cidade dos direitos invisíveis' você vai conhecer a história de moradoras da Favela Baracela, ocupação de moradia localizada no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade. Elas migraram de suas terras natais na região nordeste do Brasil para construir a vida na cidade de São Paulo. Hoje, em plena pandemia, essas mulheres chefes de família relatam como tem sido o cotidiano durante o isolamento social, período no qual elas foram demitidas de seus empregos. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: moradores denunciam estado de abandono nas favelas do Rio Pequeno

O Rio Pequeno é o distrito mais populoso da Subprefeitura do Butantã. É sobre a vida nas Favelas da São Remo e da '1010' que o Desenrola abre a série de reportagens 'cidade dos direitos invisíveis', na qual vamos percorrer as periferias e favelas das quatro regiões de São Paulo, contanto histórias de moradores, para entender como é a vida nos distritos que possuem os maiores indicadores de aglomeração de moradias e habitantes durante a pandemia de coronavírus, com base em dados publicados pelo Censo 2010, que completam 10 anos de existência em 2020.