Editorial Raízes Periféricas

Mais de 150 mil famílias em luto, inclusive a nossa.

Por aqui, a família de um integrante do Desenrola é a família de todos do Desenrola. Para nós é assim: não é só trabalho, é afeto, é cuidado, é família, seja de sangue ou de coração. Hoje vamos falar da nossa família, que assim como outras milhares perderam e tem perdido pessoas amadas, seja pela bala, pela fome ou pela covid-19. 

Entrevista Raízes Periféricas

Vó Tutu transforma quintal de casa em lugar de afeto e construção política na Brasilândia

Através de ações que vão de cuidados com saúde à alimentação de idosos e crianças, Vó Tutu, moradora da Brasilândia, pensa no crescer e envelhecer dentro das periferias, e com isso vem construindo espaços políticos e de afeto no quintal de sua casa.

Entrevista Raízes Periféricas

“O fanzine é uma arma de revolução”, diz artista e educador social do Jardim Ângela

Através da arte do fanzine, o educador social Roger Beats, aborda diversas temáticas de luta e resistência da população periférica. Além de proporcionar vivências de recorte, montagem e colagem em fanzines para crianças e adolescentes, através desta linguagem artística e comunicativa, eles descobrem novas possibilidades de enxergar e estar no mundo.

Entrevista Raízes Periféricas

Moradora do Grajaú usa literatura para discutir a 'travestilidade' da quebrada

A partir da realização de encontros literários, a produtora cultural Marcia Marci criou um espaço afetivo, cultural e político que mobiliza jovens moradores do Grajaú e de outros bairros para de maneira sensível e acolhedora debater gênero, sexualidade e a ideia de ocupar a cidade.