Você já ligou numa operadora de internet para solicitar um pacote de dados melhor e recebeu como resposta que na sua área não tem alcance de rede? Essa é uma rotina comum na vida de moradores das quebradas de São Paulo. Em resposta a essa questão, as periferias estão vivenciando o surgimento de pequenos fornecedores de fibra óptica para suprir essa lacuna deixada pelas grandes operadoras.
Atento a esse cenário, o empreendedor Ascanio Caracciolo viu uma oportunidade de negócio na sua vizinhança, para levar o serviço de fibra óptica até os moradores do Jardim Planalto, bairro da zona sul de São Paulo. Essa percepção de mercado deu origem a Express Network, empresa que oferece planos de internet acessíveis na região.
Tudo começou em 2007, quando Caracciolo comprou um notebook. Nesta época ele já tinha o interesse de usar sua internet em outros lugares e que não precisasse de conexão com fios, e resolveu pesquisar e achou uma antena chamada Omni, uma antena omnidirecional, que permite aumentar o alcance de sinal da rede.
O login da rede tinha o mesmo nome do empreendedor e por consequência da sua popularidade no bairro, os vizinhos começaram a perguntar se ele distribuía a internet. A partir daí começou o seu primeiro modelo de negócios baseada na venda de internet, que resultaria mais tarde no surgimento da Express Network.
“Nesse tempo eu montei uma torre de distribuição de internet, o com o tempo o pessoal ia me pagando, eu passava de porta em porta”, relembra Caracciolo, sobre o começo da empresa
Durante esse período ele observou uma riqueza que ainda não era explorada por grandes empresas de internet na periferia: tinha muita procura e pouca oferta de que serviços de banda larga de qualidade na região, assim ele decidiu ir atrás de recursos para conseguir expandir a atuação na região.
Primeiro ele tentou uma liberação de crédito com os bancos, mas não foi aceito. Mesmo assim, não desistiu e começou a investir todo seu salário no final do mês em seu sonho. Na época, o empreendedor trabalhava no suporte técnico da Telefônica, umas das maiores fornecedores da internet no Brasil.
Com o tempo a empresa foi ganhando credibilidade, conquistando territórios e principalmente se regularizando. No início, a estrutura dos serviços era realizada à base de internet via cabo. Segundo Ascanio, esse formato tem suas desvantagens, pois com o tempo ela queima com as descargas elétricas e causa muitos prejuízos.
Dois anos atrás, ele deu inicio ao processo de migração para fibra óptica, mudança de operação que trouxe um crescimento exponencial para a empresa. “A gente já investiu bastante. Montamos uma sede e estamos até atendendo outros municípios”, afirma, ressaltando o impacto da implementação da fibra.
Atualmente, a empresa atende bairros do extremo sul de São Paulo, que pertencem aos distritos Jardim Ângela e Capão Redondo. O município de Itapecerica da serra também faz parte do raio de atendimento da Express. Para o futuro, o empreendedor já almeja expandir para regiões do interior de São Paulo, em locais onde as grandes operadoras não consideram relevante sua presença.
A fornecedora de fibra óptica conta hoje com uma média de dois mil clientes, que utilizam os planos que variam de 40 a 90 megas de velocidade. O plano mais barato custa R$ 79,99 e o mais caro sai por R$ 179,99.
“O nosso forte é atender aonde as operadoras não chegam”, diz Ascanio, enfatizando que um dos diferenciais da sua atuação é a agilidade no atendimento, devido ao fato de seus clientes residirem próximos ou ate mesmo na mesma rua do escritório da empresa, o que facilita atender e dar um suporte com maior rapidez. Para isso, a Express conta 12 funcionários que realizam suporte técnico.
Outra medida tomada pela empresa para garantir ainda mais agilidade para sanar dúvidas e realizar suportes técnicos foi adotar o uso do WhatsApp como um canal direto de comunicação com os clientes.
“Quando o cliente liga a gente já responde na hora, tem o pessoal do escritório que fica no WhatsApp, porque se você liga na operadora às vezes você fica na linha mó tempo e passa por um robô. Aqui em meia hora o técnico já está na casa do cliente”, finaliza Ascanio, abordando a importância de tranqüilizar o cliente oferecendo um atendimento à base da agilidade da sua equipe.