Notícia Quebrada Tech

Podcast vira estratégia digital para engajar mulheres nas periferias

Comunicadoras que atuam nos distritos de Parelheiros e Capão Redondo estão apostando no podcast como uma ferramenta que pode ser mais acessível e democrática para criar um diálogo mais próximo e afetivo com moradoras das quebradas de São Paulo. 

Notícia Quebrada Tech

Escola humaniza o ensino de programação para jovens das periferias

A partir da leitura e vivência dos jovens das periferias e favelas de São Paulo, escola de programação pensada por moradores da quebrada tem como um dos seus diferenciais ensinar programação de maneira humanizada e não tecnicista.

Notícia Quebrada Tech

ADESAMPA promove Encontro de Empreendedores na M’Boi Mirim

A Agência São Paulo de Desenvolvimento(ADESAMPA) coloca em prática uma iniciativa para fortalecer o trabalho de empreendedores da região do M´Boi Mirim, promovendo um encontro que busca a inovação e a construção de redes de parcerias.

Matéria Quebrada Tech

Somos um ponto cego na telefonia móvel de São Paulo, diz morador de Marsilac

Com apoio da plataforma Mosaico da Anatel realizamos um monitoramento sobre a qualidade de sinal de operadoras de telefonia móvel nas "Quebradas do 2G", territórios onde o sinal de celular ainda é um desafio para a vida comunitária e a comunicação com o mundo.

Matéria Quebrada Tech

Músico do Jardim Ângela difunde tecnologias sustentáveis pelo Brasil a fora

A iniciativa começou com a criação de um laboratório de tecnologias sustentáveis e funcionais, que funciona dentro da casa do músico e inventor Fábio Miranda, no Instituto Favela da Paz, localizado no Jardim Nakamura, zona sul de São Paulo. Hoje, as tecnologias produzidas por ele são exportadas e compartilhadas com moradores de outras periferias e projetos de preservação do meio ambiente.

Entrevista Quebrada Tech

Na ausência de grandes operadoras, fibra óptica chega às quebradas de SP

Você já ligou numa operadora de internet para solicitar um pacote de dados melhor e recebeu como resposta que na sua área não tem alcance de rede? Essa é uma rotina comum na vida de moradores das quebradas de São Paulo. Em resposta a essa questão, as periferias estão vivenciando o surgimento de pequenos fornecedores de fibra óptica para suprir essa lacuna deixada pelas grandes operadoras.

ENTREVISTA Quebrada Tech

“O audiovisual me trouxe a possibilidade de sonhar”, diz cineasta da quebrada

Vamos mostrar os caminhos e desafios que uma profissional do audiovisual da quebrada precisa trilhar para acessar conhecimento teórico, técnico e equipamentos, que poucos moradores das periferias têm acesso. 

MATÉRIA Quebrada Tech

Projeto transforma WhatsApp em canal de direitos sociais das domésticas

Como um grupo de WhatsApp está contribuindo com o acesso às informações sobre direitos trabalhistas das empregadas domésticas que vivem nas periferias?

Matéria Quebrada Tech

Pandemia aproxima empresa comunitária de internet de moradores da Cidade Ademar

Graças aos serviços prestados por uma empresa que fornece fibra óptica nas periferias de Diadema e em bairros da Cidade Ademar, zona sul da cidade de São Paulo, moradores relatam que conseguiram emprego e acesso a entretenimento durante a pandemia. 

Matéria Quebrada Tech

Geolocalização: aplicativo conecta moradores com ações solidárias nas periferias de SP

Através do aplicativo RAH, desenvolvido pela Rede de Apoio Humanitário nas e das Periferias, moradores estão se conectando com ações solidárias em andamento nas ruas próximas de suas casas. Com isso, eles também descobrem formas de apoiar coletivos e movimento sociais que estão organizando doações de suprimentos às famílias afetadas pela pandemia de coronavírus. 

Matéria Quebrada Tech

Produzida na periferia, arte tecnológica muda cenário de espaços urbanos

A partir de intervenções de vídeo projeção, pixo e grafiti digital, o coletivo Coletores transforma espaços urbanos comuns na vida de moradores de São Paulo em locais de vivência cultural e contato com novas tecnologias.

Matéria Quebrada Tech

“É como se fosse um Uber de entregar cestas básicas”: jogo apoia ações solidárias nas periferias

Projeto une tecnologia, vivências nas periferias e cultura gamer para apoiar ações solidárias de combate à pandemia de covid-19 nos territórios periféricos de São Paulo. Além de sistema de entregas, a iniciativa criou um jogo que valoriza a figura do motoboy como um ícone na luta pela sobrevivência e principalmente pela vontade de transformação social. 

Matéria Quebrada Tech

Moradora quer levar internet gratuita para 500 famílias do Fundão do Ipiranga

A poeta Maria Nilda, também conhecida como Dinha entre os movimentos sociais e culturais atuantes no território conhecido como Fundão do Ipiranga, criou a campanha 'Conexões Contra o Covid', iniciativa focada em criar uma solução que democratiza o acesso à internet para 500 famílias que foram afetadas pela falta de entretenimento e informação durante a pandemia de coronavírus.

Matéria Quebrada Tech

Doação de notebooks transforma vida universitária de jovens das periferias de São Paulo

Inclusão digital, melhor aproveitamento em sala de aula e autonomia para produzir trabalhos acadêmicos são alguns dos impactos gerados na vida de jovens das periferias pela InfoPreta, iniciativa que recicla notebooks para doar a estudantes universitários da quebrada. O projeto já recebeu cerca de três mil e-mails solicitando doações de computadores. 

Entrevista Quebrada Tech

Youtuber transforma linhas de ônibus em cenário de jogos realistas nas periferias

Atualmente, o canal Matrix Games tem mais de 260 mil seguidores e se prepara para atingir a marca de 50 milhões de visualizações. As lives que mais chamam atenção dos seguidores retratam a simulação de linhas de ônibus nas periferias da zona sul de São Paulo.

Entrevista Quebrada Tech

O Menino do Drone: robô muda forma de jovem viver e enxergar as quebradas

Inspirado pela composição "Levanta e Anda" do rapper Emicida, o Menino do Drone faz da trilha sonora de sua vida uma constante vivência com o som dos ventos e pássaros que ocupam os céus das periferias de São Paulo. 

Matéria Quebrada Tech

Praça de wi-fi vira espaço para produção artística de jovens no Grajaú

Enquanto o app Wordpad está aberto em uma aba do celular para escrever letras de rap, em outras duas abas um grupo de jovens estão conectados com o Google Música, para ouvir instrumentais de Hip Hop. A essa altura, os olhares já estão atentos no WhatsAap para alastrar a informação para o restante dos amigos que as produções já começaram no Calçadão Cultural do Grajaú, uma praça de wi-fi que conecta as juventudes de todo o bairro, por ser um ponto de encontro central do território.

Notícia Quebrada Tech

InfoTerritório vence Desafio de Inovação do Google News Initiative na América Latina

Coletivos irão inovar formato de distribuição de conteúdo jornalístico nas periferias, por meio de plataforma digital. 

Entrevista Quebrada Tech

Confeiteira quer criar clube de clientes online no Grajaú

Quem frequenta a confeitaria da dona Maria José se depara com um quadro em destaque no seu balcão de bolos e doces que exibe um código Qr code. A partir dele, os clientes podem acessar diversas promoções em um aplicativo, ganhando possibilidades de gastar menos e comprar mais. 

Matéria Quebrada Tech

O que você gostaria que a tecnologia resolvesse na sua quebrada em 2020?

Na primeira matéria de 2020, a equipe do Quebrada Tech conversou com quatro gestores de projetos de base tecnológica que atuam nas periferias de São Paulo para escutar deles como a tecnologia poderia colaborar para resolver demandas urgentes dos moradores nos territórios onde atuam.