Notícia Panorama

Reunião aberta no Jardim Ângela discute rumos dos direitos trabalhistas

Organizado pelo "Comitê Contra as Reformas M'Boi", o encontro aberto para os moradores da região abordará as lutas contra a reforma da previdência, trabalhista e do ensino médio.

Notícia Panorama

Sociedade Santos Mártires conscientiza crianças e adolescentes do Jardim Ângela sobre importância do ECA

Com discussões sobre políticas públicas e garantia de direitos previstos em lei, o Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente de M' Boi Mirim celebra 27 anos de atividades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no território.

Reportagem Panorama

Educadores mobilizam moradores da periferia para discutir ensino público em São Paulo

No final de 2016 foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 ou 55, conhecida como PEC do teto dos gastos públicos. Entenda o que isso causou na vida dos moradores da periferia.

Notícia Panorama

Moradores do Jardim Ângela marcham pelo direito à vida das mulheres

Um grupo de cerca de 200 moradores ocupou a Estrada do M´Boi Mirim na noite desta quinta-feira (14), durante um ato que relembrou a morte da vereadora carioca Marielle Franco.

Notícia Panorama

Pagode da 27 levanta bandeira contra Redução da Maioridade Penal durante Virada Cultural

Os batuqueiros do Grajaú se apresentaram no palco da Sé-Toniquinho e contagiaram centenas de pessoas com a alegria de suas canções. Antes de iniciar o show, eles afirmaram ser contra a aprovação da lei de redução da maioridade penal.

Notícia Panorama

“Go Skate Day” promove inclusão social e amor ao esporte

Paralelo a Virada Cultural, o evento contou com a participação de skatistas e admiradores do esporte que cresce a cada dia nas comunidades de São Paulo.

Matéria Panorama

Odisseia das Flores revela postura inovadora no Rap com rimas feministas

Formado por um time de mulheres articuladoras da zona leste de São Paulo, o grupo inova no cenário do rap nacional com letras que empoderam a mulher, ressaltando a valorização da consciência feminista como instrumento de luta contra o machismo na sociedade.

Matéria Panorama

Festival DoLadoDeCá 2015 potencializa ações culturais na periferia

Promovendo lazer e cultura paras as comunidades de São Paulo, o Festival DoLadoDeCá destaca o amor ao futebol em uma grande festa, incentivando e fortalecendo a integração das equipes participantes para a formação de uma grande rede de atletas da periferia.

Notícia Panorama

Ato na praça do Campo Limpo promove manifesto artístico contra o governo de Michel Temer

Criado por artistas e ativistas culturais da periferia de São Paulo, a ação visa ocupar o espaço público com oficinas culturais, rodas de conversa, shows e intervenções culturais.

Notícia Panorama

Grupo de leitura feminista de Guarulhos destaca importância de debates sobre autoras latino-americanas

A iniciativa é do coletivo Maria Dos Pimentas, que está somando forças para difundir informação e empoderar mulheres com obras de autoras que dialogam com questões ligadas a vida da mulher brasileira.

Notícia Panorama

Coletivo de fotógrafos da periferia se apresenta em exposição na Consolação

Aberta ao público, a exposição "Vertente" que acontece neste final de semana apresenta fotografias que exploram a visão, pensamento e sentimento de cada fotógrafo.

Notícia Panorama

Coletivos e organizações sociais promovem ato pela garantia de direitos trabalhistas em frente a DRE Campo Limpo

O ato é uma iniciativa unificada para defender os novos rumos da educação pública na cidade de São Paulo e a garantia de direitos dos trabalhadores que estão sendo ameaçados pela reforma da previdência e pela lei da terceirização.

OCUPAÇÃO DA SMC Panorama

Ocupação da Secretaria Municipal de Cultura exige a saída de André Sturm

O estopim para o movimento deflagrou-se nesta-feia última segundra (29) quando o secretário de cultura da gestão Dória ameaçou

Notícia Panorama

Exclusivo: Secretário de relações governamentais de Dória assume interlocução com a ocupação da Secretária de Cultura

Objetivo é estabelecer um diálogo com os artistas e levar as pautas ao governo.

Matéria Panorama

Conselheiros tutelares avaliam impacto do decreto de porte de armas nas periferias

O Desenrola foi conversar com conselheiros tutelares que foram eleitos por moradores de territórios periféricos localizados nas regiões sul e norte de São Paulo, para entender como um porte de arma contribui ou não para os fazeres cotidianos desse profissional que atua pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, envolvidas em diversas situações de vulnerabilidades.

Matéria Panorama

“A literatura irrigou a subjetividade dos moradores das periferias”, diz Maria Vilani em debate no Congresso de Escritores

Com participações da escritora Maria Vilani, o poeta Binho e mediação da jornalista Simone Freire, a primeira mesa de debate do Congresso Escritores das Periferias voltou no tempo para discutir como foi o processo de surgimento e expansão do movimento literário nas periferias de São Paulo.

Reportagem Panorama

Programa VAI aproxima juventude periférica da gestão pública municipal de SP

Desde 2003, ano de aprovação do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, jovens de diversas regiões periféricas da cidade têm administrado o dinheiro público, para devolvê-lo ao seu território em forma de produções artísticas que geram impactos na economia local e importantes transformações sociais nos moradores.

Editorial Panorama

Editorial: O Baile da Dz7 é um patrimônio cultural da juventude periférica

Os donos dos 'olhos que condenam', sejam eles representantes da sociedade civil ou membros do poder público, precisam urgentemente entender que esse baile funk se tornou um Patrimônio Cultural da juventude periférica, que reside nos territórios periféricos da região metropolitana de São Paulo. Confira o editorial do Desenrola. 

Notícia Panorama

Coronavírus: comunicadores de periferias e favelas se articulam para informar sobre pandemia

Usando a hashtag #CoronaNasPeriferias, eles questionam que a maioria das providências estabelecidas pelo governo não se aplicam à realidade dos moradores. 

Reportagem Panorama

#Coronavírusnasperiferias: home office para quem?

Com o avanço do vírus COVID-19, muitas empresas têm adotado o método de trabalho home office, onde os funcionários podem continuar desenvolvendo suas tarefas em casa, com o intuito de evitar aglomerações e a disseminação do contágio. Mas esse cenário se aplica também a rotina profissional dos trabalhadores que moram nas periferias? O Desenrola conversou com algumas pessoas que nos revelaram suas experiências no ambiente corporativo.