Notícia

Você Repórter da Periferia: nos encontraremos presencialmente em 2021

Edição:
Redação

Leia também:

Diante do cenário que estamos enfrentando com a pandemia mundial do Coronavírus, e conforme as recomendações de isolamento e prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, decidimos não realizar a 7° edição do Você Repórter da Periferia em 2020.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Desde 2014, nós do coletivo Desenrola e Não Me Enrola temos realizado o programa de formação Você Repórter da Periferia. Em seus 7 anos de existência, mobilizamos em média 400 jovens das periferias de São Paulo que se interessaram em fazer parte desse processo de construção e aprendizagem coletiva. Mais do que um programa de formação, o projeto que é voltado para jovens de 16 a 25 anos moradores das periferias, tem entre seus objetivos centrais o de propiciar encontros. Encontros com o outro e consigo mesmo. 

Diante do cenário que estamos enfrentando com a pandemia mundial do Coronavírus, e conforme as recomendações de isolamento e prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, decidimos não realizar a 7° edição do Você Repórter da Periferia em 2020. Nosso objetivo é evitar a proliferação do vírus e zelar pelo bem estar dos jovens participantes. Essa decisão foi muito difícil para nós, já que desde a criação do Você Repórter da Periferia nunca deixamos de realizá-lo. Porém, compreendemos que a saúde de todos nesse momento é o bem mais precioso que devemos zelar.

O projeto tem duração de sete meses e normalmente iniciamos as atividades no mês de maio. A possibilidade das formações serem realizadas de forma online nunca foi cogitada, pois as trocas e encontros que o projeto proporciona são essenciais durante o processo de formação. Além disso, há questões estruturais que influenciam nessa decisão, como o acesso à internet e equipamentos.

Outro fator determinante para o cancelamento desta edição é o fato da formação não contar apenas com atividades técnicas, mas também com imersões jornalísticas nas periferias da cidade de São Paulo. Esse é o momento no qual muitos começam a descobrir na prática as potências que existem em seus territórios e passam a enxergar seus bairros como espaços de produção cultural e econômica.

As aulas teóricas do Você Repórter da Periferia acontecem desde 2017 no Centro de Mídia M’Boi Mirim, espaço colaborativo de comunicação no Jardim Ângela, que permanece fechado desde março para evitar aglomerações e a proliferação do vírus.

Nesse momento, assim como a maior parte da população, temos buscado colaborar no enfrentamento da pandemia, principalmente através da comunicação. Nosso desejo é que em 2021 as atividades presenciais voltem acontecer com ainda mais encontros e trocas. A previsão de abertura das inscrições para a próxima turma será em março do próximo ano. Até lá, nos cuidemos!

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo