Matéria

Doação de notebooks transforma vida universitária de jovens das periferias de São Paulo

Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

Inclusão digital, melhor aproveitamento em sala de aula e autonomia para produzir trabalhos acadêmicos são alguns dos impactos gerados na vida de jovens das periferias pela InfoPreta, iniciativa que recicla notebooks para doar a estudantes universitários da quebrada. O projeto já recebeu cerca de três mil e-mails solicitando doações de computadores. 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Graziele Araújo, moradora de Mauá, usa o notebook para no curso de Química Industrial. (Foto: InfoPreta)

A campanha “notes solidários da Preta”, um projeto de doações de notebooks para estudantes universitários de baixa renda está contribuindo para inclusão digital e o processo de aprendizagem de jovens que moram nas periferias de São Paulo.

Graziele Araújo, moradora de Mauá, iniciou os estudos em química industrial na Universidade Federal de São Paulo, em Diadema. O curso exigiu dela um ano de preparação para a prova, com isso, ela ia todos os sábados para o cursinho popular Uneafro e na semana estudava em casa.

Porém, a falta de um computador fez com que Graziele tivesse dificuldades para organizar a entrega de trabalhos, motivando ela se inscrever no projeto da Info Preta. “Eu tinha que fazer com algum amigo para conseguir entregar o trabalho. Então foi um semestre complicado”, relata a estudante, afirmando que recebeu a doação do seu notebook há um mês.

A InfoPreta foi criada há 4 anos atrás por Akin Abaz, homem negro, transexual e que usa seu conhecimento profissional e experiência de vida, para fazer de sua profissão um instrumento de inclusão de pessoas negras e lgbts no mercado de trabalho da tecnologia. A empresa tem atuação dedicada à manutenção de Hardware e Software de computadores e atua hoje no bairro de Pinheiros, zona oeste de cidade.

A ideia começou com a experiencia que Akin vivenciou dentro da graduação, onde encontrou dificuldades para fazer o curso devido à falta de um computador próprio. Após tomar conhecimento de histórias de amigos que também não tinham condições de adquirir um notebook, percebeu as dificuldades e as barreiras que um jovem morador da periferia precisa passar para realizar as atividades acadêmicas.

Recentemente a campanha “notes solidários da Preta” viralizou, motivo que impactou diretamente a interação do público que faz e solicita doações. “Tem um tempinho que o projeto viralizou e a gente recebeu cerca de três mil e-mails”, relata a equipe do InfoPreta, um grupo de homens e mulheres que fazem questão de responder juntos as perguntas realizadas pela repórter do Quebrada Tech. O ato coletivo revela a cultura de relacionamento dentro da empresa.

Com o crescimento do número de doações, os critérios de seleção ajudam definir os destinatários das doações de notebook. Estudantes universitários de baixa renda com prioridade para mulheres, mães, pessoas negras, lgbt+ e portadores de deficiência representam o principal público que recebe as doações da InfoPreta.

“Nós sabemos que a graduação já não é fácil para essa galera que é o nosso público. Muitas vezes a universidade é um ambiente hostil, então se a gente puder auxiliar um pouco nessa etapa, já é ótimo”, enfatiza a equipe em tom de entusiasmo com os impactos que o projeto vem causando na vida dos estudantes.

Lucas Alves, morador de Guarulhos conheceu por meio da sua professora, quanto estava fazendo tratamento de câncer no Hospital GRAAC. Quando o estudante descobriu a doença, ele estava começando o curso de licenciatura em Letras, no Instituto Federal de São Paulo.

Alves tentou conciliar o estudo com o tratamento, porém teve que trancar a faculdade devido as altas exigências que o tratamento causou, e o notebook doado pela InfoPreta foi essencial para lidar com momentos de tédio e preocupação.

“Quando o notebook chegou, eu estava mal, e sem nada pra fazer. Ele me ajudou a ocupar a minha mente num momento difícil e a estudar um pouco”, relembra.

Durante o tratamento, ele teve aulas de Inglês, biologia, química e física dentro do hospital. Nesse processo, o notebook se tornou a sua principal ferramenta para sanar dúvidas e curiosidades.

“Eu uso bastante o Opera pra fazer pesquisas, Word e PowerPoint. Porque eu ainda tenho aulas com os professores no hospital”, diz Alves, descrevendo com simplicidade os programais mais usados por ele para produção de texto e criação de apresentações.

Os equipamentos doados, ou seja, que chegam até as mãos da equipe da InfoPreta para manutenção são avaliados para saber o que está funcionando. Em meio a esse processo, eles avaliam se vale apena fazer a manutenção ou reutilizar as peças, dividindo as tarefas conforme tipos de equipamentos, peças e tempo.

“Tem uma moça que fez a graduação com um notebook que doamos e agora ela está fazendo a pós-graduação com outro que doamos pra ela também”, conta a equipe, ressaltando que o acesso a um equipamento simples permite uma transformação estruturante na vida universitária de jovens moradores de territórios periféricos.

Autor

27 COMENTÁRIOS

  1. Estava pesquisando e vi esse projeto da Preta, uma grande iniciativa solidária, eu me inscrevi é vou aguardar minha vez, pois preciso muito de um notebook para realizar meus trabalhos da faculdade! porém tinha um, mais queimou e acabei ficando desempregado, Deus abençoe esse projeto e a todos nós ?

  2. Oi Boa tarde tudo bem ,gostaria de saber como faço pra conseguir um notebook gratis ora mim estudar.eu conseguir uma bolsa no Senai na área de ti,mais estou pensando em desistir pois o meu celular e de segunda mão e no momento não posso pagar por um notebook pra estudar, tenho 38anos estou desempregada no momento. Nessa pandemia tá muito difícil conseguir emprego, então resolvi ir atrás de um curso pra mim qualifica.conseguir graças a deus o curso, mais tenho um computador. Se puder me ajudarem agradeço muito.

  3. Na realidade eu sonho é ter um notbuck escrevo ,poemas pensamento e poesias e sempre fica da em pesquisa tenho 52 anos e ainda não juntei dinheiro pra realizar esse sonho.por queria ganhar um e sei que vou longe cm um notbuck nas mãos obrigada

  4. Queria um notebook para trabalhar e estudar não tenho condições de comprar um queria ajuda de alguém sou de Sergipe meu nome é Mikael meu número para contato 79 996870874

  5. Oi meu nome e Bruno Miguel sou do Rio de janeiro tenho 13 anos gostaria de ganhar um notebook pois uso óculos e tenho que assistir as aulas pelo telefone que me causa muito desconforto .obrigado

  6. Estou iniciando curso técnico segurança do trabalho e estou precisando de um not book pra realizar aula onleine eu agradeço muito obrigado deus abençoe

  7. Gostaria de ganha um notebook pra meus filhos , estudar tenho 6filhos e não tenho condições financeiras pra comprar um,se eu ganha um já estarei sastifeita e grata .

  8. Tenho 13 anos, estou no ensino fundamental ( 7 Ano ).
    Estou tendo muita dificuldade para estudar, só tenho um celular que mesmo assim,
    Logo logo em questão semanas deixará de ser útil.
    Moro em uma casa muito humilde, meus pais nunca tiveram condições de conseguir um notebook para mim.
    O celular que eu disse, já foi também doação.
    Eu peço humildemente que se alguém puder fazer essa doação, serei eternamente grato.
    É muito difícil estudar nas apostilas nesse momento tão difícil.
    Para que serve uma internet, se não há dispositivos que prestem para serem usados.
    Em fim agradeço a compreensão de todos.

  9. Boa noite . Sou valdemir Borba. Peço humildade mente que alguma.empresa me doe notebooks. Pois eu sou estudante de corretor de imóveis. Estudei administração superior com.bolsa de cota de negros . Não tenho condições de comprar um notebooks. Para eu poder trabalhar. Tenho 49 anos . Estudei muito . Mas as coisas não está nada fácil Peço socorro. Quem poder me ajude .

  10. Olá, sou Daniela Sales! Estudei por dois anos para passar em odontologia pelo Enem. Durante esses dois anos, eu utilizava o celular para estudar, mas era muito difícil, pois estava prejudicando a minha visão, já que acordava 6horas para estudar e só terminava + de 12 horas da noite. A pouco tenho consegui a vaga na faculdade que tanto lutei para conquistar, porém não tenho um notebook para o meus estudos e minha família não tem condição suficiente para comprar, caso alguém queira fazer uma doação para me ajudar: meu número é 75988856378! Deus abençoe!

  11. Me inscrevi e estou aguardando. Estou com medo! O meu notebook de dez anos começou dá problemas e só ligo agora pra assistir as aulas da faculdade. A memória é fraca e o processador lento pra as atividades… preciso urgente de um mais novo ou seminovo. No momento estou desempregado e sem condições de comprar um…por isso o meu interesse… obrigado

  12. Acabei trancado minha inscrição da universidade curso de Ciências da computação ingressei pelo FIES meu notebook pifou não tive condições de prosseguir o curso preciso negociar a dívida do Fies e quero voltar e concluir o curso preciso de notebook que suporta os sistemas de copilação de programação, c++, Java, Linux, Payton etc
    Administração
    Telecomunicações
    Redes

  13. Sou João luis tenho 51 anos e pretendo realizar sonho presta faculdade engenharia elétrica e preciso notebook ou PC,pra pequisa infelizmente não tenho condições comprar pois estou cuidando meu pai de 90 anos está doente poder me ajudar eu agradeço meu e-mail joaoluis1943@yahoo.com

  14. Quiser prova eu tenho como comprovar infelizmente algumas pessoas si aproveita da ocasião eu não tenho como comprovar documentação médico e fotos muito obrigado

  15. Meu nome é Angela Beltrão, tenho 63anos, depois da pandemia perdi tudo, não tenho renda nenhuma, pra nada, só não estou na rua porque tenho uma amiga que me acolheu em sua casa, porém sempre trababalhei como costureira, mais estou impossibilitada de trabalhar como tal, pois tenho escoliose avançada e artrite reumatoide. Minha amiga tbm está passando por uma situação múuuitooo difícil e só recebe salário mínimo. Não tenho para onde ir. Estou fazendo cursos pelo SEBRAE online e gostaria de fazer o de maquiagem profissional, online também, pois assim terei como trabalhar, pra isso preciso de um notebook, pois este aparelho que dígito agora pra vcs, ela usa também. Estamos passando fome e muitas dificuldades, não tenho mais a quem recorrer. Vocês poderiam me ajudar?!!! Por Deus! Por favor, não me deixem sem resposta. Deus ABENÇÕE a todos. Gratidão.

  16. Oi meu nome é Michael kauan tenho 14 anos eu queria um notebook mesmo sendo mais velho e só para eu fazer um curso online se vocês puderem este é meu número 7173-4349 mas ce não pude eu ficarei grata mesmo assim obrigada por me ouvir

  17. Boa tarde sou Débora estou no 3 ao do Encino médio preciso com urgência de um notebook pra concluir os meus curso não tenho indicação de comprar e única pessoa que posso cota é com minha mãe mas ela também não te como me ajudar tenho 17 ano moro em campo grande quem puder me ajudar me doando um notebook serei muito grata

  18. Comecei a faculdade de assistente social via EAD.
    PORÉM MEU CELULAR NÃO COMPORTA OS VÍDEOS DAS AULAS.
    CHOREI MUITO PQ TIREI DINHEIRO DE CONTA PARA PAGAR MINHA MATRÍCULA.
    SE HOUVER UM ANJO QUE POSSA FAZER A DOAÇÃO DE UM NOTEBOOK OU UM TABLET, NÃO DIREI QUE TE DEVOLVO PQ SÃO 4 ANOS….MAS JURO ASSIM QUE PUDER FAREI UMA DOAÇÃO DE UM NOTEBOOK NOVO.
    POR DEUS ME AJUDEM,TENHO 55 ANOS E SONHO EM AJUDAR PESSOAS QUE PRECISAM DE AMOR E AJUDA.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.
    RENATA BANDEIRA.
    (11) 985330149

  19. BOA TARDE GRATIDÃO. MEU NOME É BRUNO MORO EM OURO PRETO MINAS GERAIS E TENHO UMA FAMÍLIA, FAÇO COXINHA PARA VENDER NA RUA E NESCESSITO DE UM NOTEBOOK PARA ESTUDAR POIS AS CONDIÇÕES NO MOMENTO NÃO ME PERMITE COMPRAR POIS ESTOU CONSTRUINDO UMA CASA JÁ TEM 5 ANOS E AINDA NÃO BATEU A LAJE E PRECISO FAZER ALGUNS CURSOS E LER ALGUNS LIVRES POIS USO ÓCULOS E NO CELULAR QUE TENHO AS LETRAS SÃO MUITO PEQUENAS E O CELULAR AS VEZES TRAVA SE PUDER ME AJUDAR FICO GRATO POIS TENHO UMA ESPOSA QUE TRABALHA DURO PARA ME AJUDAR MAS O SALÁRIO NÃO É SUFICIENTE E TENHO UMA FILHA DE 5 ANOS E EU VOU FAZER 36 GRATIDÃO POR VER MINHA MENSAGEM ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA.

  20. Sou cidadão civil tenho 32 anos seria possível através de uma análise a doação de um computador usado recondicionado para eu começar a estudar informática não tenho condições de adquirir um no momento

  21. Alguem podeme ajudar preciso muito Deus um notebook para trabalhar nao tenha nè uma rendah estou muito precisando. Ficar dia muito para ta se alguem podesse me ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo