Congresso Escritores da Periferia



O Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo é um projeto de articulação do coletivo que coloca os jovens do projeto de educomunicação, a aprenderem na prática , como organizar um evento e toda parte de comunicação do mesmo.

O Congresso reúne anualmente escritores e editoras independentes da periferia, articuladores culturais e coletivos culturais, para se articular por meio de debates e traçar perspectivas de organização, projeção cultural e formação de público.


Na última edição do Congresso, realizado em 2015, o evento apresentou quatro temáticas para as mesas de debate que estão ligadas diretamente a forma de atuação dos escritores e coletivos literários, foram elas: Escritores e Empreendedorismo Cultural, Rap e Literatura Políticas Públicas para a Literatura, Identidade Cultural e Literatura Feminista.


Já na primeira edição, realizada em 2014, o Congresso contou com cinco mesas de debate, foram elas: A Literatura Negra, como forma de inclusão social, A força da Mulher na Literatura Contemporânea, Mercado Editorial, Incentivos à Produção Literária, Plano Municipal de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLLB).

Congresso Escritores da Periferia - Articulação em rede