Quem Somos



 

O Desenrola E Não Me Enrola tem o objetivo de atuar na veiculação de informação sobre os fatos socioculturais que acontecem na periferia de São Paulo. A partir desta premissa, buscamos destacar um olhar positivo nas reportagens escritas e em vídeo que abordam o que de melhor acontece na música, teatro, esporte, literatura e ações desenvolvidas por articuladores culturais das comunidades.

 

Além do olhar jornalístico, o Desenrola desenvolve o Você Repórter da Periferia, um projeto de educomunicação para jovens da periferia que visa contribuir na formação de  cidadãos mais conscientes e integrados com a realidade sociopolítica do país. Aliando a teoria e a prática do jornalismo comunitário e cultural, o projeto realiza reportagens escritas e em vídeo sobre diversas iniciativas espalhadas pelas periferias da cidade de São Paulo.

 

A cada reportagem realizada, construímos um relacionamento com articuladores e artistas para entender quais as suas necessidades e pontos fortes a serem destacados. Com o amadurecimento destas informações, desenvolvemos a proposta do Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo, um evento que visa destacar a literatura periférica e seus escritores.

 

Diante da potencialidade do cenário cultural da periferia foi criado o Centro de Mídia e Comunicação Popular M'Boi Mirim, um espaço localizado no Jardim Ângela. O local abriga: escritório colaborativo (Coworking); Estúdio multimídia de fotografia e vídeo; Auditório para palestras e workshops e a redação do portal Desenrola e Não Me Enrola. Esse projeto foi contemplado pela 1ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo.