Notícia

Matriarcas da Quebrada: festa em comemoração aos 60 anos da Dona Vera

Edição:
Redação

Leia também:

Dona Vera completa 60 anos e sua festa contará com música, intervenção de graffiti e debate sobre educação no território.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Foto: Anderson Costa

No próximo sábado (16), a comunidade da Vila Flávia em São Mateus, zona leste da capital, estará em clima de festa para a comemoração dos 60 anos da Dona Vera, uma das primeiras do bairro a fomentar a ocupação do espaço São Mateus em Movimento, para produzir atividades de arte e educação.

A abertura do evento começa às 10h30 com um debate sobre os problemas na área da educação para a juventude do território. Após o debate, às 12h30, o espaço São Mateus Em Movimento realiza um almoço comunitário com churrasco.

Às 16h, os participantes do evento ainda podem acompanhar a gravação do clip “Ta suave”, do casal de rappers Jo Maloupas e Negotinho, que é filho de Dona Vera. O rapper e capoeirista é um dos principais articuladores do São Mateus em Movimento e em homenagem a sua mãe, criou uma grife de roupas que leva o nome dela, a “Dona Vera Veste”.

A matriarca chegou na Vila Flávia após se separar do marido quando tinha 23 anos, carregando seus dois filhos pequenos. “Trabalhei muito, em dois ou três empregos, de domingo a domingo. Fui construindo minha casa aos poucos, que hoje em dia é o espaço cultural. A luta foi grande, criei meus filhos sozinha”, conta Dona Vera.

Com forte senso comunitário, Dona Vera se preocupava não só com seus filhos, mas também com as crianças do bairro e promovia pequenas festas e atividades. “Meu filho foi crescendo vendo tudo que eu fazia e quando ele tinha 16 anos começou a fazer capoeira, dar aulas para as crianças e entrou no Rap. Como eles não tinham lugar para ensaiar, eles ensaiavam na parte de cima da minha casa. Até que veio um desejo no coração dele de criar o São Mateus em Movimento. Era uma coisa pequenininha, ele dava aula de capoeira e depois chegou o Grupo Opni com aulas de graffiti. E eles estão aqui até hoje, eu fico contente com isso, é gratificante, as crianças adoram este espaço.”

Ao longo do dia, o Grupo Opni realizará intervenções de graffiti com discotecagem do Dj Batata Killa. O encerramento da homenagem acontece com uma roda de conversa com Dona Vera contando sua trajetória no bairro.

Festa de Homenagem – Dona Vera 60 anos

Dia 16/02, a partir das 10h
Rua Conego José Maria Fernandes, 127 – Vila Flávia
São Mateus – Zona Leste
Entrada Gratuita

Saiba mais no evento do Facebook

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo