Notícia

Criando Criadores abre 40 vagas para curso gratuito de produção cultural na Zona Leste

Leia também:

O projeto, que faz parte das ações formativas do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, é realizado no município pelo segundo ano consecutivo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Oficina de Cartografia Social aplicada durante o curso. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de usar a cultura como elemento transformador de territórios e pessoas, o Criando Criadores, projeto de formação técnica em produção cultural, abre 40 vagas destinadas a moradores de regiões periféricas de São Paulo. Nesta segunda edição, o curso gratuito acontece no distrito de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo.

Os participantes terão oportunidade de desenvolver habilidades nas áreas de mapeamento e cartografia social, empreendedorismo coletivo, planejamento e produção de eventos culturais. O projeto também promove uma agenda de encontros inspiradores para trocas de experiências com talentos e articuladores culturais das periferias de São Paulo.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cingulado, consultoria com foco em investimento social, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “Criando Criadores é um dos projetos selecionados pelo programa ArcelorMittal Forma e Transforma, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa está presente em mais de vinte comunidades dos estados de São Paulo e de Minas Gerais”, relata Eduardo Diniz, diretor da unidade da ArcelorMittal, que fica no bairro no Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo.

Para garantir o processo de troca e aprendizado durante o curso, além do contato direto com educadores na área de gestão cultural, os alunos têm um orçamento disponível para organizar durante dois meses como, quando, onde e com quem será realizada uma Mostra Cultural, um processo pedagógico de construção coletiva para efetivar a conclusão do curso.

Assista o minidocumentário do Criando Criadores 2017.

“Para viabilizar a construção de um processo de aprendizado prático e produtivo, os alunos serão divididos em grupos de trabalho para produção da Mostra Cultural. Além dos conteúdos adquiridos nas oficinas para nortear a produção do evento, eles terão o apoio de monitores, para auxiliar e tirar dúvidas durante esse processo que é bem mão na massa”, explica Aluízio Marino, um dos educadores do curso.

Ele acrescenta que essa metodologia do Criando Criadores torna os processos mais colaborativos, diversos, criativos, conscientes e resistentes. “Na periferia existe uma forma coletiva de fazer as coisas, principalmente no campo do empreendedorismo cultural. Por isso, é preciso aprender a trabalhar junto, em grupo. Aquele empreendedorismo onde cada um tem seu negócio e todos lutam pelo mesmo espaço, no qual a regra é competir, não está ajudando quem atua nesses territórios vulneráveis a se fortalecer como redes de convivência, produção e inovação”, enfatiza. “Precisamos buscar novas visões e modelos, e para isso não bastam livros, precisamos experimentar: pular direto a teoria e ir à prática.”

As atividades de formação e bate-papos do Criando Criadores serão realizadas aos finais de semana entre os dias 11 de agosto e 15 de setembro, na sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, um dos parceiros do projeto.

Os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia 31 de julho acessando este formulário ou por meio das redes sociais do projeto.

Territórios em transformação

Há 30 anos lutando pelo fortalecimento da cultura na região, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo tem um papel fundamental ao promover as atividades e criar novas pontes na região para ampliar o impacto do Criando Criadores. “Na primeira edição do curso, realizada em 2017, o movimento nos ajudou a atrair outros agentes, coletivos e jovens com vontade de atuar na área cultural. Em 2018, a expectativa é continuar esse trabalho e ir além: queremos ampliar a área de atuação dentro do território e fortalecer ainda mais a rede de coletivos que vem se formando”, avalia Daniel Prata, coordenador de comunicação do projeto.

Um dos legados da primeira edição do Criando Criadores foi o fato do curso despertar nos participantes o interesse em se conectar ainda mais com seu território, como forma de atuação profissional e reconhecimento das potencias culturais da periferia. Esse processo de transformação pedagógica e social virou um documentário com participação dos alunos, mostrando como o empreendedorismo cultural pode ser ressignificado para ter fins coletivos e não individuais.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo