Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP

Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP

Voltado para jovens de 16 a 25 anos, o curso chega a sua 5ª edição com o propósito de compartilhar técnicas e conhecimento sobre o fazer jornalístico nas periferias. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de pelo site do coletivo Desenrola E Não Me Enrola, organizador do projeto.

Por Redação 19/04/2018 - 12:04 hs
Foto: Vivian Oeiras
Você Repórter da Periferia abre 40 vagas para formação de jovens em SP
Rosângela Lira - ex-aluna do projeto na edição de 2017

O Desenrola E Não Me Enrola, coletivo de comunicação formado por jovens comunicadores das periferias de São Paulo, abre nesta quinta-feira (19), o processo seletivo para a 5ª edição do Você Repórter da Periferia. O programa de formação oferece 40 vagas para jovens entre 16 e 25 anos, de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo, que sejam estudantes do ensino médio e/ou universitários que estejam cursando o 1º ano do ensino superior.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, por meio do site de notícias do coletivo ou clicando aqui para acessar o formulário. O curso é focado em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: redação jornalística, fotografia, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, técnicas de filmagem, técnicas de captação de áudio e produção de conteúdo móvel.

“Durante as oficinas teóricas e práticas do curso, buscamos aproximar os jovens de discussões sobre direito à cidade, questões de raça, classe e gênero, como uma forma de estimular o senso critico deles sobre mídia, mercado de trabalho e mundo acadêmico. Tudo isso, sem deixar de lado a principal proposta do curso: descobrir e vivenciar as potências econômicas, culturais e sociais da periferia”, conta Júlia Cruz, cordenadora executiva do Você Repórter da Periferia.

“O curso me possibilitou vivências com projetos e lugares que jamais imaginei que existiam na periferia de São Paulo. Na prática, isso foi extremamente rico, pois eu me tornei mais atento à realidade social e cultural dos territórios”, revela o morador de Taboão da Serra João Victor Santos, ex-aluno do projeto na edição de 2017 e estudante do ensino médio.  

Com duração de seis meses e  início previsto para o dia 2 de junho, a primeira fase da formação compreende as oficinas teóricas, que tem uma duração de três meses e acontecem somente aos sábados, das 11h às 14h30, no Centro de Mídia e Comunicação Popular M'Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela. Já a segunda fase do projeto, ocorre eventualmente aos domingos, pois é nesse período que acontecem as oficinas práticas, focadas na produção de reportagens em diversas periferias da cidade.

“Estamos passando por um momento político, no qual o domínio da interpretação da informação divulgada pela grande mídia é de fundamental importância para a construção de uma postura mais reflexiva e crítica, principalmente para os jovens da periferia”, reforça a cordenadora do curso.

Engajado em investigar a identidade cultural dos territórios e sujeitos periféricos, por meio de diversos projetos ligados à comunicação, cultura e educação, o Desenrola E Não Me Enrola realiza pelo segundo ano consecutivo as oficinas do Você Repórter da Periferia no Centro de Mídia e Comunicação Popular M´Boi Mirim, outra iniciativa do coletivo, localizada no Jardim Ângela, zona sul da capital paulista, dedicada a oferecer ferramentas e formações de comunicação para empreendedores e coletivos locais.

“Além das formações e rodas de conversa, os jovens terão acesso a um estúdio multimídia, que poderá ser utilizado durante o curso. Do ponto de vista técnico, os participantes ganham ainda mais possibilidades de aprendizado e experiência com acesso a esses equipamentos”, ressalta Flávia Lopes, integrante do coletivo e gestora do Centro de Mídia.

Os interessados em participar do projeto devem fazer sua inscrição clicando aqui e aguardar as instruções para o processo de matrícula no projeto.  

Sobre o Desenrola e Não me Enrola 

 O Desenrola e Não me Enrola é um coletivo de comunicação que há 5 anos atua nas áreas de Conteúdo, Formação e Pesquisa com foco na Identidade Cultural das periferias. Todos os projetos desenvolvidos pelo coletivo atuam a partir dos eixos de identidade, Território e Repertório, impactando jovens, empreendedores e coletivos culturais das periferias de São Paulo.