Fórum de Cultura da Zona Leste abre a 2º Mostra Cultural das Periferias nesta sexta-feira

Uma das ações marcantes do primeiro dia do evento é o cortejo de maracatu que irá circular pelas ruas ao redor da Ocupação Cultural Coragem, onde está rolando a exposição de grafites "Expo Mulheres Criadoras".

Por Da Redação 27/10/2017 - 15:33 hs
Foto: Renato Stockler
Fórum de Cultura da Zona Leste abre a 2º Mostra Cultural das Periferias nesta sexta-feira
Álbum Galanga Livre do rapper Rincon Sapiência

A fim de mostrar a força da produção cultural periférica e mobilizar moradores, agentes culturais e coletivos que fomentam atividades artísticas nos territórios da zona leste, o Fórum de Cultura da Zona Leste ocupa nesta sexta-feira a sede da Okupação Cultural Coragem para promover a 2º Mostra Cultural das Periferias. Além de uma apresentação do rapper Rincon Sapiência, o evento conta com um grande cortejo de maracatu, Afoxés e sambas reggae.

Com participações dos grupos Porto de Luanda, Sucatas Ambulantes, Batuque Urbano, Espaço Cultural Carlos Marighela, Batakerê, Batucafro, Babalotim, Agô Anama e Baque CT, a concentração será às 18h do espaço do Grupo Cultural Afro Ii, localizado nas proximidades da Caixa D'água na Cohab 2 Itaquera. De lá o cortejo seguirá em direção à Okupação Cultural Coragem.

Além das ações da abertura nesta sexta-feira (27), a Mostra contará com diversas atividades organizadas por grupos, artistas e coletivos parceiros do Fórum em vários espaços da zona leste. Uma destas atividades é o Seminário "Nóis por Nóis" que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro e discutirá temas como: Sociabilidade e empregabilidade: enfrentamentos da população LGBT; O medo da violência e o aumento do autoritarismo no Brasil. Quem morre e quem lucra?;  Economia e Cultura: alternativas possíveis. E por fim se encerará com muito coco, samba e jongo no dia 18 de novembro na Aldeia Quilombo Guaianás, em Guaianazes.

Em 2013, o Fórum de Cultura da Zona Leste realizou a primeira edição da Mostra Cultural das Periferias como parte da campanha - #pelaleidefomentoàsperiferias - que reuniu diversas atividades culturais de toda cidade e evidenciou a produção cultural periférica pulsante em todas as quebradas.

Na época, a Lei de Fomento à Cultura das Periferias ainda estava em pauta para se tornar uma política pública, em prol do reconhecimento dos grupos/artistas/coletivos periféricos e valorização dos seus fazeres artístico-culturais. Hoje, a mostra acontece com a lei aprovada, justificando a atuação e luta dos coletivos pela garantia do direito ao fazer cultural nas periferias. 

Agenda

2º Mostra Cultural das Periferias

Local: Okupação Cultural Coragem

Endereço: R. Vicente Avelar, 53 - Conj. Res. Jose Bonifacio, São Paulo - SP, 03178-200

Horário: 18h às 21h

Data: 27/10 - 06, 07,08 e 18/11

Classificação: Livre

Entrada Gratuita