Allan da Rosa discute ancestralidade e infância em seu novo livro

A partir de questões raciais, ancestrais e de classes, o livro mostra as contradições e aprendizados de um menino que tem inúmeras perguntas sobre a história de seu povo.

Por Evelyn Vilhena 02/10/2017 - 11:56 hs
Foto: Sonia Regina Bischain
Allan da Rosa discute ancestralidade e infância em seu novo livro
Allan da Rosa

Abordando temas como ancestralidade e infância, o escritor, poeta e historiador Allan da Rosa, lança seu nono livro “‘Zumbi assombra quem? ”, na próxima terça (03), a partir das 19h, na Ação Educativa, localizada na Vila Buarque, região central de São Paulo. O livro apresenta as dúvidas e descobertas de Candê, um menino curioso sobre a africanidade que leva em seus cabelos e passos.

Colocando em pauta a história do Brasil, a paternidade, o cotidiano de uma família negra e periférica e o impacto do racismo no dia a dia, o livro conta com ilustrações de Edson Ikê, ilustrador e designer que possui um trabalho que dialoga com as expressões da diversidade e da educação emancipadora. O encontro ainda abrirá espaço para a apresentação musical dos grupos: Bloco Afro Ilu Inã, Conde Favela e Coentro Rosa.

O escritor, poeta, mestre e doutorando em Cultura e Educação, Allan da Rosa, além de integrante do movimento de Literatura Periférica de São Paulo, pesquisa e atua com temas como ancestralidade, imaginário e cotidiano negro. Autor de livros como: Reza de Mãe (2016), "Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem (2014), "Da Cabula (Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra Ruth de Souza (2007), entre outros, Allan da Rosa vem fortalecendo a literatura periférica e africana por meio de seu trabalho.

Agenda

Lançamento do livro "Zumbi Assombra quem?" de Allan da Rosa

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque, São Paulo

Data: 03/10/17

Horário: 19h às 22h

Entrada: Gratuita

 

Classificação: Livre