Sarau do Binho une literatura e educação na 3º Feira Literária da Zona Sul

a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) movimenta ao longo de 12 dias o território do Campo Limpo com uma série de atividades culturais gratuitas que ocuparão espaços de cultura e educação da zona sul de São Paulo.

Por Ronaldo Matos 08/09/2017 - 15:48 hs
Foto: Pedro Borges

Abordando o tema “Onde habita a poesia?”, a terceira edição da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) acontece entre 11 e 23 de setembro em diversos espaços culturais e educacionais da cidade. Organizada pelo Sarau do Binho, coletivo formado por artistas, educadores e autores independentes do Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo, o evento deste ano faz uma homenagem ao poeta Renato Palmares, morador do Jardim Olinda, um dos bairros que formam o distrito do Campo Limpo, na periferia de São Paulo.  

Uma das novidades da FELIZS 2017 é o lançamento do selo literário “Sarau do Binho”, criado com apoio da editora independente, Ciclo Contínuo Editorial. Com a criação do selo, o poeta homenageado, Renato Palmares publicará seu primeiro livro "Mitos sobre semeaduras e colheitas", que será lançado oficialmente durante a programação do evento.

“Quando criamos a Felizs o foco era discutir, fomentar e expandir o reconhecimento dessa produção literária presente no movimento dos saraus periféricos, mas hoje, esse propósito ganhou novos desafios, porque essa produção literária está rompendo barreiras geográficas devido ao talento dos nossos artistas. Com isso, a FELIZS de hoje tem como propósito também consolidar a periferia da zona sul de São Paulo como um lugar reconhecido por abrigar pessoas que produzem, discutem e consomem a literatura produzida aqui e fora da periferia”, comenta a produtora cultural Diane Padial.

Ela lembra que a FELIZS 2017 segue a tradição de promover um encontro literário para abrir oficialmente o evento, com isso, o Sarau do Binho se apresenta no dia 11 de setembro às 21h no Espaço Clariô, localizado na divisa de Taboão da Serra com a cidade de São Paulo.

Com uma programação gratuita e composta por conversas literárias, feira de livros, saraus, oficinas culturais, apresentações musicais e intervenções de teatro e circo , A FELIZS 2017 irá percorrer diversos equipamentos púbicos da zona sul, como unidades de CEU´s, Casas de Cultura, Escolas e Bibliotecas Públicas. As atividades do evento também marcam presença em espaços de cultura e educação popular da periferia, como o CIEJA Campo Limpo, Espaço CITA, Biblioteca Comunitária Brechoteca, Bloco do Beco, Sacolão das Artes, Espaço Cultural I Love Laje, Espaço Clariô de Teatro e o SESC Campo Limpo.

“Na FELIZS, a literatura é um fio condutor que une autores, artistas, articuladores culturais e comunitários, professores, adultos e crianças, para discutir questões, como educação, acesso a cultura, políticas públicas e incentivo à leitura, afinal, cada temática da programação é pensada para dialogar com as necessidades ou demandas específicas dos moradores e dos artistas da periferia”, explica Suzi Soares, uma das produtoras da FELIZS.

Grandes nomes da literatura e das artes brasileiras estão confirmados para participar da terceira edição da FELIZS, como a autora Conceição Evaristo, uma das principais atrações da FLIP 2017 e a arte-educadora Rosa Iavelberg. Ambas irão participar de conversas literárias sobre suas obras no SESC Campo Limpo, com encontros abertos ao público. 

“O evento já faz parte do calendário cultural da cidade, no entanto, queremos cada vez mais que os moradores, artistas e educadores que moram na região se apropriem das oportunidades de ampliar suas vivências, valorizando também a cultural local”, ressalta Diane Padial.

De acordo com o crescente número de visitantes nas edições anteriores, a organização da FELIZS estima que mais de 10 mil pessoas participem do evento. “Como a dinâmica da programação dialoga com espaços com grande circulação de público, nós estamos confiantes para atingir um bom número de pessoas. Em 2016 atingimos 8 mil visitantes e este ano esperamos alcançar 10 mil”, finaliza Diane.

Assista o vídeo com a trajetória do poeta Renato Palmares, homenageado na 3º Feira Literária da Zona Sul.

Confira aqui a programação completa do evento.